guia de limpeza e manutenção das peças

ESTOFADOS

Limpeza semanal com aspirador de pó ou escova macia, seguido de pano úmido, em local arejado. Para couros é recomendável passar um pano umedecido em água e sabão neutro, seguido imediatamente de pano seco. Em caso de queda de líquidos ou alimentos, a limpeza imediata é fundamental para evitar manchas. Remova o material da superfície do tecido com pano macio ou papel absorvente e, em caso de alimentos, recomenda-se usar o aspirador de pó para remover totalmente os resíduos. Em caso de líquidos não gordurosos, limpe com pano macio ou esponja embebidas em água morna, em movimentos no sentido do centro da mancha. Para líquidos ou alimentos com gordura, recomenda-se usar água morna e detergente neutro ou enviar a peça para empresas especializadas em limpeza de estofados. Cadeira e banquetas estofadas com as costas em pintura laca ou microtextura devem ser limpas com pano seco e, em caso de limpeza mais profunda, usar água e sabão neutro, imediatamente seguidas de pano seco. Pés em aço inox ou ferro pintado também devem ser limpos com pano umedecido em água e detergente neutro. Secar com pano macio para evitar marcas. É importante se certificar que a peça está completamente seca para retornar ao uso. Não utilizar álcool, alvejante, sabão concentrado, óleo, vinagre, detergente, solventes ou abrasivos como sapólio e esponjas de limpeza duas faces.

MADEIRAS E LACAS

Limpeza frequente com espanador para retirada de poeira e resíduos sólidos. Recomenda-se passar um pano macio umedecido apenas com água, seguido de pano seco. Para manchas de gordura ou limpeza mais profunda, usar água e detergente neutro. Para transporte das peças, evite arrastá-los. Recomendamos esvaziar a peça (no caso de estantes e aparadores) e transportar segurando o mais próximo da base possível. Para mesas de jantar, também mover segurando pelos pés ou haste da base. NÃO usar produtos com cera, silicone, solventes, álcool e abrasivos, como sapólio e esponjas de limpeza duas faces.

VIDROS

Os tampos podem ser limpos com qualquer produto limpa vidros, de acordo com a indicação do fabricante. Porém, para vidros coloridos, a limpeza deve ser feita apenas na parte de cima da peça.

CONCRETO

Os componentes de concreto podem ser limpos com esponja macia, embebida em água e sabão neutro, seguido de pano ou esponja umedecida apenas em água. Não recomendamos usar objetos ou substâncias abrasivas como escovas, palhas de aço ou saponáceos. Nossas peças em concreto já possuem impermeabilizante aplicado. É recomendado reaplicar o produto a cada 1 ou 2 anos, dependendo do nível de exposição a intempéries a que a peça está sujeita. O produto aplicado é Acqüella Stone da marca VEDACIT, basta seguir as instruções de aplicação indicados na embalagem.

METAIS

Peças em aço inox, ferro pintado ou cobre devem ser limpos com pano umedecido em água e detergente neutro. Secar imediatamente com pano macio para evitar marcas. NÃO usar produtos com solventes, cloro e abrasivos como sapólio, esponjas de limpeza duas faces ou esponjas de aço.

ACRÍLICO

Limpeza frequente com espanador para retirada de poeira. Recomenda-se passar um pano macio umedecido apenas com água, seguido de pano seco. Para marcas de uso pode se usar álcool ou limpa vidros. Certificar-se que o pano em uso seja macio e livre de qualquer resíduo sólido, as peças de acrílico riscam facilmente se manuseadas com algum material abrasivo.